Horseball

Horseball

Mensagempor CavaleiraVNF em Seg Fev 18, 2008 1:25 pm

Origens e História do Horseball

O “Bouzkachi” Afegão
Os afegãos dedicaram-se desde tempos remotos a um jogo brutal: uma aventura a cavalo, sobre as altas planícies desérticas, onde as galopadas se saldavam geralmente com braços partidos e rostos inchados. O Bouzkachi é uma disputa violenta entre duas equipas na qual se disputava a posse de um cadáver de uma cabra decapitada. Chicoteavam, trocavam contacto, lançavam os cavalos uns contra os outros. E depois, após o grito da vitória, festejavam com um banquete extraordinário.

O “Pato” Argentino
Nas pampas Argentinas, os cavalos são como flores num jardim….
Utilizados para agrupar o gado, para os conduzir por corredores, apanhar os jovens vitelos, o cavalo torna-se indispensável nas pampas. Incansável, muito fiel ao seu “gaúcho”, cavalo e cavaleiro formam um duo perfeito fazendo já parte da paisagem argentina.

Na Argentina, a forma de “conduzir” o cavalo é muito diferente de como se faz na Europa. O cavaleiro segura as rédeas juntas numa só mão, e na outra têm a vara. A sela, coberta de uma pele de cordeiro espessa, é um verdadeiro sofá. É preciso pensar que o gaúcho passa em média 6 a 8 horas por dia sobre o seu cavalo e por vezes, chegam a adormecer a cavalo.

Estes pioneiros, tinham uma reputação de homens rústicos, pouco dotados de sensibilidade. Esta reputação era em parte verdade aos olhos de determinadas práticas bárbaras a que se entregavam. Eles foram os primeiros a jogar “Pato”, um desporto puramente Argentino. Outrora, o jogo opunha duas quadrilhas de homens a cavalo, em dois sítios separados a uma légua (aprox. 5 kms) de distância. O objecto de disputa seria então um pato, dentro de um saco de couro costurado, com a cabeça de fora e com 2 asas para se poder “agarrar”.

Escolhiam-se então os homens mais fortes de cada quadrilha e situavam-se então estes dois homens a metade da distância, entre o pato e a quadrilha. Começava então o jogo, com as galopadas destes dois homens em direcção ao Pato para que o mais forte o levasse. Cabia então ao seu rival, persegui-lo e tentar roubar-lhe o Pato. O vencedor teria de fugir para perto da sua quadrilha, perseguido pela quadrilha adversária que tentaria roubar-lhe o Pato de alguma forma. O jogo terminava, com a chegada da quadrilha que teria em posse o Pato ao sítio combinado.

O Capitão Clave
É nos anos 30 que o Pato argentino faz a sua aparição em França sobre a impulsão do Capitão Clave, um campeão mundial de saltos de obstáculos durante vários anos. Este desporto de bola argentino é rapidamente apelidado de “Pato Indoor”, havendo desta forma uma diminuição do terreno de jogo sendo obrigatório para a organização destes encontros.

Em 1936, o Capitão Clave faz algumas modificações às regras que ele considera importantes para a mudança de nome da disciplina: o pato transforma-se em “horseball”.



O Nascimento do desporto

Nos anos 70, a Federação Francesa de Equitação, presidida pelo Senhor Christian Legrez, decide inovar em matéria de ensino de equitação e introduz os Jogos Equestres.

O pato indoor era então praticado em Provence e no Centro de Val Loire, graças a dois homens percursores do desenvolvimento dos jogos equestres: Pascal Marry e Jean Claude Gast. Devido ao investimento destes dois homens no seio da comissão de Jovens e dos Jogos, o primeiro jogo de pato indoor é organizado no Salão do Cavalo em 1977.

Em Novembro de 1978 é organizado um seminário de conselheiros técnicos regionais na Escola Nacional de Equitação de Saumur, para sensibilizar as confederações para os Jogos Equestres: os debates são animados por Pascal Marry e por Jean Paul Gast. Este seminário trás uma reviravolta para o Pato, visto que Philippe Tiebaut e Jean Paul Depons, duas pessoas que iriam ter um papel determinante no horseball, participaram neste seminário.

O primeiro era monitor e praticava o jogo do pato, o segundo era um aprendiz de monitor que foi descoberto por Philippe num centro equestre de Yvelines quando este praticava um exercício de sela chamado “horseball” do Capitão Clave. Após a sua formação, Jean Paul Depons instalou-se numa propriedade familiar em Castillon la Bataille, em Gironde.

Em Fevereiro de 1979, realiza-se o primeiro campeonato de Jogos Equestres em Poitiers. O “horseball” não existia ainda, mas foi organizada uma prova de Pato indoor. As primeiras regras são um misto entre as regras do pato e Argentino e entre as regras do exercício “horseball” do Capitão Clave. A equipa de Bordeaux defrontou violentamente na final a equipa d´Henin Beaumont. Philippe Thiebaut e Jean Paul Depons são os árbitros deste primeiro campeonato.

O segundo campeonato de França desenrolou-se em Outubro de 1979. Por ocasião de uma reunião que decorreu em Castillon la Bataille, o jogo é renomeado “horseball” e é então estipulado um regulamento específico.

No final do ano de 1980, no seio da Comissão de Jovens e Jogos, o horseball torna-se cada vez mais importante. Foi então criada uma comissão específica sobre a presidência de Jean Paul Depons.

O horseball entra na cena Internacional em 1988, devido a demonstrações realizadas em Portugal e Inglaterra. Em 1989, os primeiros encontros Internacionais foram disputados entre França e Bélgica, donde se saldaram duas vitórias francesas.

Philippe Thiebaut participa então activamente no trabalho da comissão de horseball, e em 1987 chega então ao posto de Director Técnico Adjunto da DNEP, facilitando então o desenvolvimento do horseball junto dos poneys. Em 1992, o Salão do Cavalo em Paris, acolhe o primeiro Campeonato da Europa de Horseball.

Sendo assim, o horseball deve o seu desenvolvimento ao apoio da Federação Francesa de Equitação, no seio da qual se estruturou durante muitos anos. Graças ao investimento de alguns apaixonados deste desporto, o horseball pode hoje em dia ser praticado em muitos países espalhados pelo Mundo.


Aparecimento do Horseball em Portugal

Portugal como país de cavaleiros e criadores de cavalos, teria todas as condições para que o horseball se tornasse numa popular modalidade equestre.

Em Portugal, como já foi referido anteriormente, a primeira demonstração de horseball decorreu em 1988, durante a feira do cavalo na Golegã, com a realização de dois jogos exibição entre duas equipas compostas pelos melhores jogadores franceses. Em seguimento deste jogo, foi realizado na semana de 6 a 11 de Fevereiro de 1989, no Centro Equestre da Lezíria Grande, um estágio para cavaleiros portugueses com o apoio da Federação Equestre Francesa. Estiveram presentes três membros da selecção francesa de Horseball e o autor deste jogo Jean Paul Depons. O número de estagiários rondou a dezena e meia, e a imprensa deu larga cobertura a este estágio.

A partira dessa altura, o horseball começou a ser conhecido no nosso país, surgindo equipas e sendo realizados torneios com bastante regularidade ao longo de todo o país (desde o Minho até ao Algarve).

Em 1991, com a criação da Associação Portuguesa de Horseball (membro da Federação Equestre Portuguesa), a modalidade ganhou um maior alento!

Em 1993, realizou-se o primeiro Campeonato Nacional de Horseball, que teve continuidade em 1994 e 1995. Ainda em 1995 foi realizada a primeira taça da modalidade.

Ao nível internacional, a selecção portuguesa de horseball conseguiu em 1992, 1993 e 1994 ser vice-campeã europeia da modalidade, nos campeonatos realizados respectivamente em Paris, Londres e Golegã.

E como em qualquer novo desporto, em 1994, aparecem os primeiros jogos de escalões “não-séniores”, ou escalões de formação: os infantis (dos 6 aos 10 anos com montadas até 1,15m de altura ao garrote); e os juvenis (jogadores dos 11 aos 14 anos de idade, montados em póneis até 1,45m de altura ao garrote).

O interesse demonstrado no desenvolvimento destes escalões, fez com que a A.P.H., baseando-se no regulamento já existente em França, adaptasse as regras gerais do horseball sénior às idades dos jogadores e ao tamanho das montadas.

Situação actual do Horseball em Portugal
Em 1995, como já se referiu anteriormente, realizou-se o Campeonato Nacional, a taça de Portugal e cerca de 20 torneios, tendo participado cerca de 12 equipas do escalão sénior.

Desde então, todos os anos (excepto em 2001) se tem realizado o Campeonato Nacional e a Taça de Portugal, adicionando-se a estas competições mais recentemente a Super Taça Diogo Mota.

Actualmente, participam no Campeonato Nacional Sénior oito equipas: Alenquer Horseball, Azambuja Horseball, Cascais Horseball, Colégio Vasco da Gama, Horseball Quinta da Beloura, Quinta da Amorosa Horseball, Quinta da Amorosa e Sporting Centro Equestre João Cardiga.

Equipas juvenis; o Campeonato Nacional Sub-16 conta actualmente com a participação de três equipas: Colégio Vasco da Gama, Horseball Quinta da Beloura e Sporting Centro Equestre João Cardiga.

Em termos de Campeonatos da Europa, Portugal tem participado assiduamente desde 1992, tendo já conquistado 7 medalhas de Prata e 1 medalha de Bronze, detendo actualmente o título de vice-campeão da Europa.


Imagem

Imagem

Informação retirada do site: http://www.horseball.pt
Imagem
___________________________________
Life is always better when I ride !

Telma Oliveira
Avatar do usuário
CavaleiraVNF
 
Mensagens: 1108
Registrado em: Dom Fev 17, 2008 2:59 pm
Localização: Vila Nova de Famalicão

Re: Horseball

Mensagempor Luis Pine em Qui Out 15, 2009 4:20 am

Bem Haja a todos!
Avatar do usuário
Luis Pine
 
Mensagens: 2285
Registrado em: Sáb Fev 16, 2008 12:37 am
Localização: Sao Francisco

Re: Horseball

Mensagempor Patrícia Monteiro em Qui Out 15, 2009 8:00 am

Telma, faço uma correcção às equipas actualmente a disputar o Campeonato Nacional e coloco-as pelo ranking actual:

Horseball Clube de Campo
Horseball Club Colégio Vasco da Gama
Academia Horseball - Qta. do Pinheiro
Quinta de Santo António
Sporting Clube de Portugal - CEJC
Academia Horseball - Qta. da Figueira
Academia Horseball - Sintra (exclusivamente feminina - equipamento com o nome 'Playboy')
Academia Vidinha Porto

Ando mais ao menos dentro do assunto dado que tenho uma amiga que joga na equipa de Sintra! :wink:
Saudações Marialvas

Patrícia Monteiro
Avatar do usuário
Patrícia Monteiro
 
Mensagens: 2418
Registrado em: Ter Fev 19, 2008 2:50 pm
Localização: Porto/Maia

Re: Horseball

Mensagempor João de Deus em Qui Out 15, 2009 9:17 am

Luis

Já reparaste se ele faz o mesmo para a direita?..e com que frequencia?...é que o "lado bom" pode ver-se por aí.

saudaçoes Marialvas
Um Cavalo realmente vivo para se montar....
.....a cada aficionado o seu PSL.

Saudações Marialvas
Avatar do usuário
João de Deus
Site Admin
 
Mensagens: 10570
Registrado em: Qui Fev 14, 2008 6:27 pm
Localização: Covilhã

Re: Horseball

Mensagempor Ana Paula em Ter Jan 10, 2012 12:31 am

Por mais longa que seja a caminhada o mais importante é dar o primeiro passo.
Avatar do usuário
Ana Paula
 
Mensagens: 1659
Registrado em: Qui Mai 21, 2009 1:11 am
Localização: Cascais/Teixoso(Covilhã)


Voltar para HORSEBALL

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante