reeducação pela equitaçao

Mensagempor soniasurgy em Seg Mar 17, 2008 10:00 pm

Eu não conheço os cursos da FEP em pormenor.

No entanto o que eu acho é que na hipoterapia em Portugal está tudo ao "contrário".

Existem cursos na FEP, vem a ANDE BRASIL cá dar cursos e partilhar a sua experiência que é já bastante longa, mas o que não há é um reconhecimento "oficial" da hipoterapia como terapia!

Portugal é o único país da Europa onde a hipoterapia não é oficialmente reconhecida. Claro que isto tem depois uma serie de implicações. As famílias dos utentes tem dificuldade com os custos pois não são comparticipados pela segurança social, por exemplo.

Tudo isto leva também a que existam sitios a trabalhar com hipoterapia que na prática pouco ou nada sabem sobre o assunto. Muitas vezes, até os médicos e técnicos de saúde que acompanham alguns doentes não tem conhecimento de como funciona esta terapia dada a falta de informação sobre o assunto que temos em Portugal.

Em vários países a hipoterapia é utilizada não só com pessoas deficientes mas também com crianças com comportamentos de risco, por exemplo, ou com a 3ª idade. E tudo isto com óptimos resultados.
Divirtam-se!
soniasurgy

.

Mensagempor João de Deus em Seg Mar 17, 2008 10:08 pm

Neste nosso cantinho escondido...literalmente...essas coisas só chegam muito mais tarde.

No teu ultimo paragrafo explicaste o que realmente faz falta que se faça.

Já aqui tenho posto pessoas a Cavalo no passeio de uma hora,com mais de 50 anos como estreia netas lides.
Dentro do picadeiro,e por curiosidade, já tenho conseguido que os avôzinhos montem por 10 minutos com o Cavalo à mão.

saudações Marialvas
Um Cavalo realmente vivo para se montar....
.....a cada aficionado o seu PSL.

Saudações Marialvas
João de Deus
Site Admin

Mensagempor soniasurgy em Seg Mar 17, 2008 10:14 pm

Em várias ocasiões em que fazemos aqui festas ou "dias diferentes" em que permitimos uma abordagem ao cavalo, temos feito questão que esta abordagem seja para todas as idades.

Tem sido bastante giro porque os avozinhos trazem os netos e nós incenivamo-los a montar também. E apesar de às vezes se pensar que eles não vão aderir, não é nada assim.

Eles experimentam e normalmente gostam imenso. Claro que ninguém quer fazer deles cavaleiros mas, com os cavalos certos podem divirtir-se e fazer exercicio.
Divirtam-se!
soniasurgy

.

Mensagempor João de Deus em Seg Mar 17, 2008 10:24 pm

Eu aqui não faço festas,isso acontece quando os avôs trazem os netos e eu desafio-os.

Tenho reparado na cara dos netos e digo-vos que tem havido reacções de todo o genero.Tenho visto reacções espectaculares de contentamento e muito dificeis de descrever,que os putos fazem a ver o avô em cima do Cavalo.

Houve um que todo contente gritava aos pulos aos dois pés,corria 10 metros,voltava para trás,numa excitação que me fez ficar a olhar para aquele espectaculo.

saudações Marialvas

Saudações Marialvas
João de Deus
Site Admin

Mensagempor soniasurgy em Seg Mar 17, 2008 10:32 pm

Quanto falo de festas são dias em que nós fazemos actividades diferentes abrindo a quinta aos visitantes daqui da zona.

Para além disso, o ano passado tivemos aqui a visita de seis grupos de 30 idosos cada vindos dos centros de dia do concelho da Almada.

Foi girissimo!
Divirtam-se!
soniasurgy

Mensagempor Filipa em Seg Mar 17, 2008 10:44 pm

sónia...essas iniciativas são de louvar...parabéns :D
Filipa Fernandes
Filipa

Mensagempor soniasurgy em Seg Mar 17, 2008 10:56 pm

Obrigada Filipa!

São sempre dias especiais porque esta quinta está integrada na zona antiga de Almada. As pessoas daqui ainda tem muito o espirito de "bairro" e todas tem recordações desta quinta.

Assim nós arranjamos actividades para os miudos com os animais da quinta e normalmente vem a familia todas. Os mais velhos recordam coisas antigas e divertem-se com as coisas novas. Para os mais novos e tudo novidade. Afinal são meninos "da cidade". Sabem como é, "o fiambre vem da SICASAL"!! :lol:
Divirtam-se!
soniasurgy

Mensagempor Filipa em Seg Mar 17, 2008 11:05 pm

e o leite dos pacotes :lol:

Acho essa integração muito importante e saudável, socialmente. alé disso deve dar ânimo, ver assim as pessoas contentes e animadas. pelo menos eu fico :D

isso é de manter e aproveitar :)
Filipa Fernandes
Filipa

Mensagempor Jorge Magalhães em Seg Mar 17, 2008 11:06 pm

Parabens Sónia
É com muito gosto, que vejo os mais "usados" A SEREM CONSIDERADOS PARTE INTEGRANTE em vez de ficarem entregues aos cuidados de um qualquer lar, até se tornarem amorfos. Tambem tenho por experiencia, que os Cavalos mexem com os avós levando-os a recordar e por vezes a arriscar uma aventura :wink:
Saudações

Jorge Magalhães
Jorge Magalhães

Mensagempor Filipa em Seg Mar 17, 2008 11:09 pm

é bom ver os avós contentes de ver os netitos a divertirem-se e depois, de surpresa, serem convidados a viver essa alegria, em vez de a ver passar passivamente ao lado...suponho :lol:
Filipa Fernandes
Filipa

Mensagempor soniasurgy em Seg Mar 17, 2008 11:27 pm

Eu pessoalmente gosto muito de trabalhar com esta vertente. Apesar de ainda estarmos no início e estas coisas demorarem sempre até vingarem, temos tidos experiências óptimas.

É bom ver aquelas pessoas que normalmente vemos todos quietinhos e a falar dos médicos e dos medicamentos, de repente esquecerem isto tudo e divertirem-se fazendo qualquer coisa que pensavam que já ninguém lhes ia permitir. E é nestas alturas que eles tem sempre algo a nos ensinar. Quando se sentem realmente "vivos".

Num dos grupos de que falei há pouco tivemos aqui um senhor de 82 anos que tinha sido campino durante uns anos da sua vida. O senhor mal andava mas, se o vissem a cavalo... parecia que estava mais novo. Claro que se emocionou imenso porque nunca mais tinha montado e achava que nunca o voltaria a fazer.

Claro que isto só é possível com certo tipo de cavalos mas, felizmente, nós temos vários "penquinhos" destes que enchem as medidas a todos, desde aos mais novos até aos mais velhos, sem se correr grande risco.

Estes cavalos mereciam uma estátua!!
Divirtam-se!
soniasurgy

Mensagempor Filipa em Seg Mar 17, 2008 11:30 pm

e eu adoro penquinhos :lol: :D
Filipa Fernandes
Filipa

Mensagempor Filipa em Seg Mar 17, 2008 11:34 pm

Filipa Fernandes
Filipa

-

Mensagempor João de Deus em Seg Mar 17, 2008 11:45 pm

Tenho de dizer ao meu amigo Hugo,com quem estive na sexta feira,que já o vi no youtube...

saudações Marialvas

Saudações Marialvas
João de Deus
Site Admin

Mensagempor Filipa em Seg Mar 17, 2008 11:56 pm

não fazia ideia de que havia hipoterapia em coimbra...sou memo desnaturada :oops:
Filipa Fernandes
Filipa

AnteriorPróximo

Voltar para HIPOTERAPIA