Massacre de garranos...

Mensagempor Isabel C Gomes em Qui Jun 19, 2008 12:26 pm

Pobre animal! Deixa-me pena.

O ser humano é capaz das piores atrocidades, desde dar banho ás crianças com água a ferver, até atirar o corpo de um filho aos porcos! Isto é mais um ponto numa lista interminável de actos abomináveis!

Enfim, como diz a Susana, comentar para quê?
Um óbstaculo não é um empecilho.
Isabel C Gomes

Mensagempor SusanaS em Qui Jun 26, 2008 3:22 pm

"Quem fala nas minhas costas, respeita-me a cara"
SusanaS

Mensagempor Filipa em Qui Jun 26, 2008 8:04 pm

:x
Filipa Fernandes

"Agora sim, damos a volta a isto!
Agora sim, há pernas para andar!
Agora sim, eu sinto o óptimismo!
Vamos em frente, ninguém nos vai parar!"

(Deolinda)
Filipa

Mensagempor cmgalao em Qui Jun 26, 2008 8:54 pm

caros amigos e colegas do forum, pois mais uma vez com muita tristeza minha soube que foram abatidos mais 4 ou5 garranos a tiro esta noite que passou, por amor de deus, não há ninguem por aquelas bandas que apanhe um sujo desses a fazer tamanha maldade????? isto revolta-me e ao mesmo tempo faz-me lembrar uma situação que por aqui se passou em almeirim, um senhor meu conhecido tinha uma égua no terreno envolvente á casa dele e que foi morta a tiro de .22, por maldade e por gente que nem merece a água que bebe, falando mal e depressa gente que foi feita pelo cu, desculpem o termo, mas aqui é assim, chamam-se os toiros pelos nomes. P.J atrás dele ou deles e que seja feita justiça.
Que os cavalos sejam sempre respeitados.
cmgalao

Mensagempor sophie em Sex Jun 27, 2008 9:24 am

Pois bem me pareceu ter ouvido hoje no noticiário qualquer coisa sobre outra chacina mas como estava a chegar pensei que fosse sobre o caso do inicio do mês.
Será que isto nunca mais pára?
Bay.
Sophie
sophie

Re: Massacre de garranos...

Mensagempor Ana Paula em Seg Fev 01, 2010 8:13 pm

Oito garranos abatidos a tiro no último mês

"Desde Dezembro que a freguesia de Serdedelo, em Ponte de Lima, assiste à morte, a tiro, de cavalos garranos que pastam pelos montes da localidade. Ao todo, disse ao DN o presidente da junta local, já há registo de oito cavalos mortos, sendo que só na semana passada foram quatro. A possível destruição de algumas culturas pode estar na origem do caso, admite Fernando Fiúza.

"Os cavalos até nem andam pela freguesia. Só que nesta altura do ano descem o monte para comer e entram nas propriedades privadas, destruindo as culturas, o que não deve agradar muito aos proprietários", apontou o autarca.

Um fenómeno que não é novo. Há menos de um ano dois cavalos daquela raça nacional protegida foram mortos a tiro em Paredes de Coura e, poucos meses antes, outros quinze. Além de Coura, também em Melgaço. Em todos estes casos a GNR foi chamada a investigar, decorrendo diligências para apurar os autores dos disparos. A suspeita recai sob proprietários de terrenos agrícolas, que viram culturas serem destruídas pelos animais. "Os cavalos destroem as culturas e os proprietários tratam-lhes da saúde", atira o autarca.

Segundo a GNR, a revolta dos proprietários de terrenos resulta na destruição das colheitas pelos animais que, não estando identificados, acabam por nunca permitir responsabilizar os criadores pelos estragos. O Serviço de Protecção da Natureza e do Ambiente (SEPNA) da GNR tem vindo a apertar a vigilância e aponta para que apenas metade dos garranos que são criados livremente apresentam marcas identificativas, que são obrigatórias, de forma a responsabilizar os proprietários. Dada a falta de controlo da circulação destes animais, a estimativa de meio milhar de garranos a pastarem livremente pelo Alto-Minho, não passa disso mesmo.

Por diversas vezes a Fundação Alter Real já alertou para a possibilidade de se estar a agravar a ameaça de extinção da raça garrana que, de acordo com os registos de há dez anos, contava apenas cerca de dois mil animais. Classificada como espécie protegida, a ameaça aos garranos acontece, ainda, por se tratar de uma raça que exige um regime "semi-selvagem", com os animais em criação livre pelos montes, espaços que cada vez são mais reduzidos e limitados. Desde 2008, segundo dados oficiais relativos a queixas participadas, há registo de 25 garranos abatidos a tiro, entre Paredes de Coura, Ponte de Lima, e Melgaço, apenas nos últimos 18 meses.
A Associação de Criadores de Equinos de Raça Garrana regista por ano cerca de 600 criadores, mas apenas metade possuem animais, num registo nacional de adultos que ronda as duas mil cabeças."
cavalos garranos.jpg
cavalos garranos.jpg (33.19 KiB) Exibido 252 vezes

:(
DN 30/01/10
Por mais longa que seja a caminhada o mais importante é dar o primeiro passo.
Ana Paula

Anterior

Voltar para GARRANO