Gurma

Assuntos de doenças e curas possiveis.

Gurma

Mensagempor CavaleiraVNF em Ter Jun 07, 2011 10:03 pm

A gurma é uma doença infecciosa rara e altamente contagiosa, de origem bacteriana, que ataca as vias respiratórias superiores e os gânglios linfáticos da região da garganta.

O período de incubação dura dois a cinco dias, e em alguns casos, até oito dias. A duração normal é de cerca de duas a três semanas, durante as quais o tratamento mais intensivo dura dois ou três dias. É mais frequente ser contraída por cavalos até aos 6 anos e os poldros são especialmente sensíveis. Maneio insuficiente e situações de stress afectam a capacidade de resistência destes jovens animais. É precisamente nos cavalos jovens que a gurma pode manifestar-se no mais curto espaço de tempo.

Assim que a doença eclode, surge febre alta (até 41 graus). O cavalo manifesta fraqueza e falta de apetite; os gânglios linfáticos na faringe, nas glândulas parótidas e na laringe incham ao ponto de se tornarem dolorosos; surgem dificuldades em engolir e corrimento nasal. No estado avançado, acresce a inflamação dos gânglios linfáticos da bolsa gutural; a tosse é seca e convulsiva; nos gânglios linfáticos inchados formam-se abcessos purulentos com matéria amarelo-esbranquiçada. Se não forem removidos a tempo, estes abcessos podem alastrar-se por todo o corpo.

Assim que se suspeitar de um caso de gurma, é preciso chamar o veterinário.

Nota:
A vacina contra a gurma só é administrada aos cavalos propensos a um ataque desta doença. Recomenda-se, por conseguinte, que vacine o cavalo regularmente (de 6 em 6 meses) contra a influenza, uma vez que a gurma é considerada uma infecção secundária. Isto aplica-se a todos os cavalos, mas os poldros e os cavalos jovens constituem um "grupo de risco" que exige atenção redobrada.

Imagem

Uploaded with ImageShack.us

in Cavalos: Raças, Criação e Cuidados
Editora Literal Azul

:cavalo_9:
Imagem
___________________________________
Life is always better when I ride !

Telma Oliveira
Avatar do usuário
CavaleiraVNF
 
Mensagens: 1108
Registrado em: Dom Fev 17, 2008 2:59 pm
Localização: Vila Nova de Famalicão

Voltar para VETERINÁRIA

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante

cron