PURO SANGUE ÁRABE EM PORTUGAL

Re: PURO SANGUE ÁRABE EM PORTUGAL

Mensagempor João de Deus em Qui Fev 17, 2011 10:43 am

Estás certa...mas Alter tem os problemas de ter um longo cadastro de entidade publica e por isso vai ser muito dificil limpar a casa.

Acho que estão a conseguir qualquer coisa,mas ainda se preocupam muito com o "politicamente correcto" e isso não permite um trabalho isento.

Mas a linha tem-se mantido e ainda bem.
Como disse atrás a eguas têm credibilidade.

saudações Marialvas
Um Cavalo realmente vivo para se montar....
.....a cada aficionado o seu PSL.

Saudações Marialvas
João de Deus
Site Admin

Mensagempor vitor_morgado em Qui Fev 17, 2011 11:54 am

O que é realmente a "silhueta dos poldros"?

Não será a boa conformação?

E a boa conformação não é uma excelente base de trabalho?

Que eu saiba um cavalo campeão é quase sempre um cavalo com uma boa silhueta! Claro que a silhueta representa também a selecção a que foram criados os cavalos (disciplina equestre)!

Quanto à genética a história é outra!

Os maiores e primeiros estudos genéticos a sério foram feitos em Inglaterra no final do séc.XVIII. O objectivo de obter os cavalos de corrida rapidamente com boa estrutura óssea adaptada à corrida (garrotes altos, membros ligeiros, e cavalos reactivos e com força). Os Thoroughbreds são o expoente máximo da genética!

No cavalo Lusitano actualmente a genética deriva quase sempre dos mesmos. Agora xaquiro, amanha taquiro, depois paquiro...

Se quiserem ter alguma noção do que bem se faz nos cavalos de desporto, por exemplo nos warmbloods da holanda, visitem o website HORSETELEX (http://www.paardenfokken.nl/index.php). Aí se colocarem o nome de um cavalo conhecido de obstáculos, dressage ou mesmo eventing, vão ver que o produto é bom porque a genetica está a mandar, porque aqui estão disponíveis 9 gerações com controlados in-breedings para que o produto seja mais semelhante em tudo ao ascendente campeão.

Enquanto o LUSITANO não tiver um HORSETELEX LUSITANUS não haverá nenhum criador que tenha alguma certeza do que está a criar. O lusitano não pertence a quintas é de todos nós. Se o conhecimento fosse partilhado qualquer pequeno criador poderia ter um excelente produto e esse produto levaria o nome do lusitano pelo mundo. E não falem da parte económica porque raramente se vê um pequeno criador a segurar o seu bom produto, é impossível! (falar dos preços das cobrições? não queria entrar por aí...)

Para mim a melhor coudelaria portuguesa que sabe o que está a fazer é sem dúvida a COUDELARIA DOS CEDROS

É por isso que o meu coração é lusitano e o meu cavalo é warmblood...

ABRAÇO MARIALVA.
vitor_morgado

Mensagempor Rui NS em Qui Fev 17, 2011 1:00 pm

É sempre difícil aconselhar alguém numa compra cuja base é a emoção, tal como na maioria das compras, no entanto existem algumas questões que devem ser consideradas para além das muitas que já aqui foram colocadas, é importante perceber que um cavalo mau come tanto como um bom e tem custos de manutenção equivalentes, após meia dúzia de anos o preço de compra do cavalo já não tem importância mas os gastos mensais com um mau cavalo são sentidos sempre como um fardo bem pesado.
Outra questão a ponderar é a hipótese de após alguma evolução do cavaleiro este pretender trocar de montada, e se é difícil vender um bom cavalo é ainda mais difícil vender um mau cavalo a não ser que seja de alguma cor mais comercial, sim é verdade para vender a cor conta muito, bem sei que não devia mas é a realidade.
Para um iniciado o equipamento mais importante do cavalo é a cabeça, um cavalo com boa cabeça consegue saltar, galopar, trotar, ladear, enfim consegue até muito mais que isto, pode não ser um campeão, mas vai ser mais seguro e influenciar positivamente o cavaleiro no seu desenvolvimento, um cavalo com má cabeça pode ser um campeão mas nas mãos de alguém que não o domina vai trazer muitos dissabores estes só são bons para os negociantes de cavalos, porque estão sempre a ser vendidos e a ser devolvidos em trocas.
Reforço o que foi dito anteriormente é fundamental levar o veterinário para uma inspecção antes da compra, mas tão importante quanto isso é levar alguém que ajuda a experimentar o cavalo mais do que uma vez e que ajude também a manter a razão pelo menos a par da emoção.
Espero que faça uma boa escolha, é ela que vai manter ou cortar a sua ligação aos cavalos!
:king:
Cumprimentos,

Rui NS
Rui NS

Mensagempor vitor_morgado em Qui Fev 17, 2011 1:19 pm

Em relação à compra do cavalo, se és mesmo principiante, queres um conselho de amigo?

NÃO COMPRES CAVALO.

Tem aulas, aprende, monta todos os cavalos da escola e dos amigos várias vezes, e depois mais tarde e com algum conhecimento vais sentir a necessidade de comprar um cavalo. Qualquer cavalo que experimentares para comprar já terás conhecimento suficiente para teres espírito critico.

CONHECIMENTO É LIBERDADE!

NOTA: NÃO COMPRES NEM CRIES SENTIMENTOS PELO ANIMAL ANTES DE TERES A APROVAÇÃO DO VETERINÁRIO!

ABRAÇO MARIALVA.
vitor_morgado

Mensagempor João de Deus em Qui Fev 17, 2011 3:02 pm

O caso do Lusitano é diferente de todos os outros casos de Cavalos por esse mundo for.

É exactamente essa diferença que faz com que haja tanta confusão e dificuldade em acertar com um metodo de control.

Todas as outras "raças" foram trabalhadas com um fim em vista e por isso as coisas foram mais simples.

Nós temos 5 Cavalos num só....e em 3 destes 5 Cavalos temos campeões do Mundo,como é a atrelagem,o toureio,e a Equitação de Trabalho.
Só nos falta para termos o pelno destas 5 modalidades,os saltos e a Dressage.

Logo calhou esta grande empreitada ao tal "povo que não se governa nem se deixa governar"....LOLOL

Mas com os novos criadores,como a Quinta dos Cedros,vamos conseguir dar mais força ao Lusitano,para as modalidades que nos faltam dominar.

saudações Marialvas

Saudações Marialvas
João de Deus
Site Admin

Mensagempor miglusi em Qui Fev 17, 2011 7:50 pm

Olá,

Eu diria que de uma maneira geral as éguas de Alter são como qualquer outra coisa do estado, é de confiança mas nada de muito especial.
Para se criar animais, em minha opinião, é preciso estar uns anos a perder para poder vir a ganhar algum. Penso que raras serão as coudelarias que vivam exclusivamente da venda de cavalos.
Quem comprar 2 ou 3 éguas e depois cruzar com o cavalo do vizinho a espera de ganhar dinheiro vai ficar muito desiludido mas pode ser divertido no começo...lol
Um bom efectivo de animais tem que ser construido e demora o seu tempo e dinheiro.

cumprimentos
nuno
miglusi

Mensagempor João de Deus em Qui Fev 17, 2011 10:12 pm

Os Cavalos Alter são diferentes dos outros Lusitanos.
As diferenças são muitas e toda a gente as conhece.
As éguas são as de linha e estrutura óssea mais fiavel entre os Lusitanos.

Agora,podes estar debruçado na manga da Golegã um dia inteiro e noite inteira,vendo centenas de cavalos passar,que na melhor das hipoteses,contas os Alteres que vires passar com os dedos de uma mão...e sobram dedos...LOL

Se isto te diz alguma coisa....

saudações

Saudações Marialvas
João de Deus
Site Admin

Mensagempor miglusi em Sex Fev 18, 2011 3:40 am

João,

Os cavalos de alter podem até ser diferentes ou sub-raça como já ouvi dizer mas têm de ser comparados com os outros lusitanos.
Viu as éguas do último leilão, se sim, o que achou?
Para mim, vindo da maior e mais importante coudelaria, era de se esperar mais.

cumprimentos
nuno
miglusi

Mensagempor João de Deus em Sex Fev 18, 2011 10:17 am

Nuno

Eu já cá ando há muitos anos a ver Cavalos e digo-te que apreciar um Cavalo até sei...mas numa égua tenho maiores dificuldades.....

Já estudei este problema demoradamente e por varias vezes a ainda não tenho a "equação" confiável...digamos que tenho uma boa aproximação e foi essa que me levou a ter as eguas de Alter como eleitas para serem cruzadas com garanhões de outros ferros e acho que aqui está a saída que eu adoptava se fosse criador.

Pode ser que um dia tenha as possibilidades de ter 3 ou 4 eguas a meu gosto para o fazer....LOL

É um investimento a muito longo prazo e não é compativel e o periodo e "carencia" deita abaixo qualquer um menos preparado monetariamente.

Este ano vou lá outra vez à "Meca" dos Cavalos....é o destino...LOLOL....mas só para ver...LOL

saudações Marialvas

Saudações Marialvas
João de Deus
Site Admin

Anterior

Voltar para P.S.A. PURO SANGUE ÁRABE